Ser um gestor escolar pode ser uma tarefa desafiadora e cheia de dificuldades. Uma dela é lidar com a diversidade de opiniões e necessidades dos pais, alunos e professores, buscando sempre atender a todos de maneira justa e equilibrada.
Nesse processo é muito comum cometer erros. Elenco abaixo os que considero mais comuns:
Falta de comunicação: Não escutar os professores, pais e estudantes e não transmitir de forma clara as expectativas e objetivos da escola.
Falta de visão estratégica: Não ter uma visão clara da direção da escola e não planejar com antecedência as ações para alcançar seus objetivos.
Falta de liderança: Não motivar e envolver os funcionários da escola, não dar o exemplo e não ser um modelo de comportamento ético e profissional.
Não valorizar a equipe: Não reconhecer o trabalho dos professores e funcionários, não dar feedbacks construtivos e não oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional.
Não enfrentar problemas: Ignorar problemas e questões importantes da escola, não tomar decisões difíceis e não implementar soluções eficazes.
Não ser flexível: Não ser aberto a mudanças e não se adaptar às necessidades da escola e de seus alunos.
Em suma, o sucesso de uma escola depende da liderança eficaz do diretor, que precisa equilibrar as expectativas dos diferentes grupos envolvidos, alinhar seus objetivos com os da escola e criar um ambiente de colaboração e aprendizagem positivo.
Prof. João Paulo de Sousa Pio
Comments